Segundas às sextas-feiras de 8h às 17h - Sábado de 8h às 12h
69 3423.4412

Cirurgia de catarata em idosos é um problema?

10.07.2020 22:52

Cirurgia de catarata em idosos é um problema?

É comum que surjam dúvidas quando o assunto é cirurgia de catarata em idosos.

Afinal, com a idade e as condições de saúde comuns do envelhecimento, realmente é preciso ter cuidados específicos nesse momento.

Porém, esse é um problema visual que surge com maior frequência nessa fase da vida. Sendo, portanto, uma consequência natural do passar dos anos na maioria dos casos.

Inclusive, o surgimento da catarata pode prejudicar a qualidade de vida e até colocar o idoso em maior risco de quedas e acidentes domésticos, por exemplo.

Por isso, na sequência, a IOCP te explica melhor o procedimento e os prós e contras de realizá-lo nesse período.

Assim, ficará mais fácil decidir o que fazer, caso passe por uma situação dessas. Boa leitura!

O que é a cirurgia de catarata em idosos?

Em primeiro lugar, entenda que a doença é caracterizada pelo envelhecimento do chamado cristalino. Então, essa é uma estrutura ocular responsável pela formação da imagem.

Ou seja, quando ele está danificado, a perda de visão ocorre de forma gradual. Dessa forma, a cirurgia de catarata em idosos é a única maneira de tratá-la.

A boa notícia é que esse procedimento é um dos mais simples e com menos riscos de complicações da Oftalmologia.

Prova disso, está no estudo Prevalence and Predictors of Ocular Complications Associated with Cataract Surgery in United States Veterans, publicado na revista Ophthalmology.

Assim, de acordo com a publicação, pacientes com 90 anos ou mais não são mais propensos a complicações do que aqueles na faixa de 80 anos ou um pouco menos.

Ainda segundo a pesquisa, a média de risco de complicações, mesmo com doenças sistêmicas controladas, como diabetes, fica em 13,5%. 

Ou seja, algumas condições de saúde como o próprio diabete ou problemas cardíacos, não são impeditivos. Claro, desde que acompanhados e controlados por uma equipe médica multidisciplinar.

Porém, antes de qualquer intervenção, é preciso passar pela avaliação do Oftalmologista. Pois, só assim, será possível identificar o tipo de catarata.

Além disso, o especialista irá analisar todo o histórico médico. Assim como, considerar as principais doenças da faixa etária (a partir dos 65 anos). E, também, a melhor maneira de tratar, sem prejuízos à saúde e integridade.

Embora a cirurgia de catarata em idosos seja mais comum para tratar o tipo senil, especialmente em idade avançada, a catarata pode ser congênita, subcapsular, cortical, nuclear e até traumática, por exemplo.

Assim, existem também diferentes tipos de cirurgias que podem ser feitos, como a laser. Entretanto, independente da técnica, o cristalino danificado é extraído e, geralmente, substituído por lentes intra-oculares que fazem seu papel.

Quais os riscos de NÃO fazer o procedimento e de complicações ao fazê-lo?

Bom, como você viu, mesmo com doenças prévias, a cirurgia de catarata em idosos pode ser feita. Desde que com o correto acompanhamento médico e avaliação do histórico de saúde.

Porém, também vale a pena falar sobre os possíveis riscos de não realizar o procedimento. Assim, eles incluem:

·         Perda permanente da visão;

·         Quedas frequentes, que podem gerar outras complicações de saúde;

·         Acidentes domésticos, como cortes ao manusear alimentos, por exemplo;

·         Declínio da independência e autonomia, que podem até gerar problemas mentais, como depressão;

·         Dificuldade de identificar outras questões oftalmológicas.

Já quanto aos riscos de complicações da cirurgia de catarata em idosos, elas podem ser:

·         Queimadura da córnea;

·         Infecção;

·         Edema macular;

·         Ruptura da cápsula posterior;

·         Trauma da íris;

·         Astigmatismo;

·         Perda de vítreo.

Onde fazer a cirurgia de catarata em idosos?

Por fim, entendida que a cirurgia de catarata em idosos é possível, desde que com a correta avaliação, que tal agendar uma consulta na IOCP? Inclusive, você pode marcar pelo site da clínica.

Da mesma maneira, fica o convite para acompanhar o blog e as redes sociais da IOCP para ler mais informações sobre cuidados com a saúde ocular. Até breve!

Av. Transcontinental, 1196 - Salas 501 e 502
Edifício Espaço Saúde - Bairro Casa Preta - Ji-Paraná - RO

(69) 3423.4412

AGENDE DIRETO CONOSCO